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Dicas para aproveitar a sazonalidade e fazer dinheiro!

Sazonalidade - Conversão Prática
Sazonalidade - Conversão Prática

Aproveitar a sazonalidade nos negócios é algo muito interessante e traz possibilidades reais de ganhar dinheiro, seja na diversificação da venda de produtos ou serviços específicos durante certas épocas, ou simplesmente focar em atender uma demanda que surge apenas uma ou duas vezes durante o ano.

Para uma empresa que vende artigos natalinos – e nada mais – isso é uma realidade. Algumas indústrias de chocolate também só produzem suas delícias para a páscoa e não há problema algum com isso. São negócios com um certo grau de maturidade, cujos gestores compreendem que de nada adianta produzir o ano todo, sabendo que as oportunidades de lucro se concentram em períodos específicos.

Quando vale a pena aproveitar a Sazonalidade?

Quando o resultado em épocas mais específicas, tal como o Natal, a Páscoa e outras festividades é alto e, no entanto, é baixo no resto do ano.

Se o caixa fica no vermelho ao longo do ano e só apresenta resultados satisfatórios durante certos períodos, é preciso mudar algumas coisas. Primeiro, você pode considerar uma renovação no seu  modelo de negócios. Oferecer produtos e serviços condizentes com outras épocas do ano e manter itens específicos apenas para temporadas onde existe uma demanda maior.

Essa mudança é algo que deve ser pensado com muito carinho e estratégia, pois você não quer prejudicar seus negócios, não é mesmo? Então, seguem algumas dicas para facilitar:

Prepare bem os seus colaboradores

É ideal preparar seus funcionários para um trabalho que funciona em temporadas de alta demanda. Diferentemente do que acontece com empresas que funcionam o ano todo, trabalhar com a sazonalidade pode acarretar em sobrecarga de trabalho e gargalos na produção e atendimento ao cliente. Quanto mais preparada estiver sua equipe, melhor.

É preciso tomar cuidado com o dinheiro

Com otrabalhar o fluxo de caixa quando o dinheiro só entra na empresa em épocas específicas? É preciso traçar um plano orçamentário para o ano inteiro, considerando a receita que você tem nos períodos de operação do negócio para não ficar no vermelho nos meses em que a empresa não estiver “trabalhando para vender”

Antecipe-se

Trabalhe uma rotina muito bem definida ao longo do ano. É preciso garantir que tudo esteja pronto para o momento em que a demanda surgir. Portanto, a linha de trabalho deve ser seguida à risca, evitando contratempos, atrasos e deslizes.

Prepare parte do orçamento para investir no marketing. Lance campanhas e anuncie o que você está vendendo. Se necessário, crie filas de espera para o recebimento do produto ou serviço alguns meses antes e já comece o período sazonal com tudo.

Encontre um uso para os funcionários e para o trabalho ao longo do ano

Contratar funcionários temporários pode ser realmente necessário. Mas, quem ficará ao seu lado durante o resto do ano, quando não houver demanda para o que você produz ou para os serviços que oferta?

Será preciso garantir que os colaboradores fixos tenham um trabalho estável e potencialmente mais estratégico. Por isso, escolha bem o time que irá trabalhar com você.

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