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Como alavancar as vendas com a quebra de objeções

Como alavancar as vendas
Como alavancar as vendas


Saber como alavancar as vendas do negócio é um diferencial que qualquer empresa e vendedor dariam tudo para obter, não é mesmo?

Eu sou o Marcel Oliveira, e hoje estou aqui para te falar sobre alavancagem de vendas através da quebra de objeções, algo que você precisa saber fazer, custe o que custar!

Já ouviu falar naquela frase “quem briga, ama”? Pois, bem, com as vendas não é diferente. Se não existem objeções por parte do cliente em potencial, então não há interesse. Dessa forma, objeções são valiosas, algo que você deve buscar a todo custo.

Conheço vendedores que reclamam dos desafios e pensam que objeções são obstáculos, empecilhos, e dificultam as vendas quando, na verdade, eles são os maiores estilingues que alguém pode ter para levar alguém direto para a decisão de compra. Basta saber quebrar as objeções usá-las a seu favor.

É como um jogo de xadrez. Seu cliente em potencial tem interesse em ganhar o jogo, e ele fará de tudo para provar que tem razão sobre as crenças pessoais dele, enquanto você deverá fazer o oposto, e provar que o jogo é bem diferente e muito mais dinâmico do que ele imagina.

Como alavancar as vendas se antecipando às objeções do cliente em potencial

Você deve buscar as objeções a ponto de prever o surgimento delas, já tendo argumentos preparados para rebatê-las e convertê-las em ferramentas muito úteis para você alcançar o seu objetivo e garantir a venda.

Novamente, valorize as objeções, pois quanto mais delas aparecerem, maior é o interesse do cliente em potencial.

Além disso, conhecer bem as objeções e saber usá-las ao seu favor é o ponto principal. Por exemplo, a falta de dinheiro não deve ser vista como um problema, mas sim como uma oportunidade.

Quando alguém vira para você e diz que não pode adquirir porque não tem muito dinheiro disponível, você deve ressaltar que isso é justamente o que torna o momento perfeito para a aquisição.

É o tipo de resposta que a pessoa que diz não ter dinheiro não espera receber, e que deverá aguçar a curiosidade e o interesse.

A resposta sobre como alavancar as vendas está na curiosidade!

Digamos que você venda serviços de consultoria, e que o cliente em potencial acha muito caro investir nisso agora.

Você responde: é exatamente por isso que você deve investir agora.

O prospect perguntará: mas, como assim?

E você dirá: bem, você precisa de consultoria, certo?

O prospect responderá: sim… Mas, não sei se esse é o momento certo, talvez seja melhor esperar mais um pouco, ter mais dinheiro disponível.

E aí será a hora de dizer: Bem, essa necessidade só tende a aumentar e a situação a se agravar. Você encontrará várias opções no mercado, é verdade, por vários preços. Mas eu te garanto que essa oportunidade une preço, qualidade e acompanhamento total. Vamos aproveitar essa oportunidade?

Use gatilhos mentais de escassez e de urgência. Deixe claro que essa é uma situação única, especial, porque existe um projeto de prospecção em andamento na sua empresa, porque é algo sazonal… Enfim, crie algo. Mas, garanta que as condições oferecidas sejam realmente únicas, pois o contrário pode fazer com que o cliente em potencial acabe por descobrir que o preço “único” era comum e que foi enganado.

E, no marketing, você pode fazer de tudo… Menos ludibriar os seus clientes.

Converse, entenda e aproveite as oportunidades!

Relacionamento é o segredo de como alavancar as vendas. Construa um ambiente confortável, converse com o cliente em potencial e crie oportunidades para gerar conexão. Talvez, você não saia da sala com uma venda realizada, mas pelo menos terá um relacionamento com alto potencial para o futuro.

E, se conduzir a conversa do jeito certo, tenho certeza que suas ofertas serão irresistíveis. Então, já sabe, né?

No meu próximo post, eu falarei da quebra de objeções de uma forma mais profunda, com o uso de gatilhos mentais e a jornada de compra.

Até a próxima!

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