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Como captar leads na Internet sem problemas com a lei

Como Captar Leads - Conversão Prática
Como Captar Leads - Conversão Prática

Saber como captar leads na Internet sem deixar de seguir as regras impostas pelo Marco Civil da Internet é extremamente importante.

Todos os dias empresas, sites e marcas captam cada vez mais leads na web, coletam dados de seus usuários e utilizam de práticas não recomendáveis e até mesmo ilícitas para potencializar resultados. Não é à toa que a Google vive mudando o algoritmo dos seus motores de busca e as boas práticas para a criação de conteúdo.

Bom, em um post anterior, citamos aqui no blog Conversão Prática informações muito importantes sobre o Marco Civil da Internet, que descreve as principais regras e possui um link com absolutamente TUDO que você precisa saber sobre a Lei.

Agora, você precisa se preparar para não enfrentar problemas com a lei. Não adianta saber como captar leads na internet se as suas práticas não forem de encontro com o que o Marco Civil da Internet prevê. Então, prepare-se para conhecer as táticas que te ajudarão a manter sua empresa segura, sem deixar de adquirir leads!

Como captar leads na Internet – não os compre, jamais!

Comprar leads é algo perigoso, tanto para o seu bolso, quanto para a sua marca. Se você quer evitar problemas com a lei, isso é ainda mais importante.

A compra de leads é algo que pode atrapalhar bastante as suas estratégias, já que não dá para ter certeza de que os leads realmente são qualificados, isto é, vão de encontro com o público-alvo da sua empresa e querem receber os conteúdos e ofertas que você possui.

Agora, o grande detalhe não está aí, mas sim nas questões de privacidade. Ou seja: se uma determinada empresa coleta os dados do usuário e depois os vende, ela muito provavelmente estará ferindo a privacidade de quem CONFIOU esses dados a ela.

E você estará adquirindo todas essas informações, sem qualquer garantia de que manterá sob sigilo. É perigoso, arriscado e absolutamente nada íntegro – A MENOS que o usuário concorde com as políticas de privacidade da empresa e aceite que seus dados sejam vendidos.

Por falar em políticas de privacidade, você precisa criar a sua!

Antes mesmo de ter suas páginas de vendas e ofertas preparadas para receber pessoas e captar leads, é preciso ter muito cuidado com a política de privacidade. O usuário precisa ACEITAR compartilhar as informações com você e ler um documento que trata da forma como os dados dele serão utilizados.

Isso significa que ao CONCORDAR, é como se o usuário estivesse assinando um contrato com você e a sua empresa. Logo, todas as práticas ali descritas serão realizadas com o CONSENTIMENTO de quem fornece as informações.

Muitas vezes, os termos de contrato sequer são lidos, as pessoas apenas clicam no botão SIM, mas isso é bastante perigoso. Ter um documento em PDF que explica a forma como os dados serão utilizados protege você e os usuários contra eventuais problemas.

Tenha direito sobre tudo que está no seu site!

Direitos Autorais protegem o autor. E se você, por algum acaso, reproduzir, compartilhar ou utilizar para quaisquer fins uma imagem que não pertence a você, ou que você não possui autorização para utilizar ou uma licença, problemas aparecerão em pouco tempo.

Por isso, é ideal utilizar imagens de criação própria ou de bancos de imagens (atribuindo as devidas licenças e créditos, claro), para ilustrar posts, seções do seu site ou quaisquer outros conteúdos.

O mesmo vale para o uso de músicas, efeitos sonoros e até mesmo textos.

O famoso CTRL+C, CTRL+V não tem vez na web.

Primeiro que essa prática é considerada PLÁGIO também pelo Google, que derrubará o posicionamento do seu site e o tornará cada vez menos relevante. Em segundo lugar, vale dizer que você está, de certa forma, lesando o autor original.

Mas, como captar leads na internet sem conteúdo, não é mesmo? Você pode, sim, se inspirar, utilizar referências e até mesmo trechos de textos, desde que atribua os créditos e coloque os links das referências em seus devidos lugares. Informações oficiais como legislação e comunicados também não causam problemas.

O melhor a se fazer é produzir textos que tenham menos de 3% de plágio. Isso garante que você fique livre do radar do Google, pois estará produzindo conteúdos dentro da lei. Não adianta apenas mudar alguns termos para o texto ficar diferente.

O “copia, mas não faz igualzinho” não funciona com o Google. A inteligência artificial e a alta tecnologia entendem sinônimos e podem te punir pelas más práticas. Produza conteúdos originais, relevantes e únicos, e você não terá problemas.

Sempre peça permissão ao usuário!

É importante pensar primeiro em como o usuário se sente navegando no seu site. Ao produzir conteúdos, inserir links e imagens no seu site, garanta que nada fique confuso e que a navegação seja o mais fluida possível.

Caso você deseje instalar algo no computador do cliente, armazenar cookies ou captar dados, peça permissão. Hoje existem vários plugins e ferramentas que automatizam tudo isso e garantem que o seu site esteja dentro dos padrões da web.

É melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Agora você pode dizer que sabe como captar leads na Internet sem se preocupar com o Marco Civil da Internet. Com termos de privacidade e as técnicas que descrevemos aqui, tudo ficará bem!

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