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Como configurar o WhatsApp Business 

Como configurar o whatsapp business
Como configurar o whatsapp business

Saber como configurar o WhatsApp Business é o primeiro passo para transformar o popular mensageiro em uma poderosa ferramenta para o seu negócio, seja para vender ou para criar e manter relacionamentos.

Como configurar o WhatsApp Business?

Primeiro, você precisa fazer o download do app. Ele está disponível na loja de aplicativos do seu dispositivo, sendo a Google Play Store para aparelhos com Android e App Store para os aparelhos com iOS, da Apple.

Diferentemente do WhatsApp convencional, o Business possui um B no seu logo.

Baixou? Agora, abra o App.

  • Toque em “Concordar e Continuar”,
  • Permita que o aplicativo acesse contatos, fotos e arquivos,
  • Insira e verifique seu número de telefone comercial.

Atenção:

Se você inserir o número do seu WhatsApp pessoal, o app irá perguntar se você quer transferir sua conta pessoal para o aplicativo comercial. Se for o seu desejo, toque em “Continuar”. Insira o código que receber.

Após isso, o WhatsApp vai restaurar o backup de mensagens para o número de telefone.

O aplicativo apresenta o nome “WA Business” no seu dispositivo.

Posso usar WhatsApp pessoal e WhatsApp Business no mesmo celular?

Com certeza. Porém, cada aplicativo precisa estar configurado para um número diferente.

Você pode usar ambos os aplicativos, WhatsApp Business e WhatsApp Messenger em um mesmo celular. No entanto, cada aplicativo deve estar vinculado ao seu próprio número de telefone (ideal para quem usa dois chips ou mais). Não é possível, porém, ter um número de telefone vinculado aos dois aplicativos ao mesmo tempo.

Configurando seu perfil

A primeira coisa que o aplicativo vai sugerir é que você crie o seu “Perfil comercial”. Poderá incluir informações úteis para seus clientes, como seu endereço físico com direito a mapa, descrição da sua empresa, horários, endereço de e-mail e site.

Tipos de contas empresariais no WhatsApp Business

  • Verificada

O WhatsApp verificou que a conta pertence a uma marca autêntica.

Uma conta verificada possui um ícone verde com um tique em seu perfil.

  • Confirmada
    O WhatsApp confirmou que o número de telefone desta conta corresponde ao número de telefone da empresa. Uma conta confirmada possui um ícone cinza com um tique.
  • Conta comercial 

Esta conta utiliza o aplicativo do WhatsApp Business, mas ainda não foi confirmada ou foi verificada. Uma conta comercial possui um ícone cinza com um ponto de interrogação em seu perfil (no aplicativo de quem está conversando com essa empresa).

Uma empresa não pode solicitar ou pagar para ter uma conta verificada ou confirmada.

“No momento, apenas algumas empresas são verificadas. A verificação de empresas é baseada em diversos fatores, por exemplo, se a marca é conhecida. Contas comerciais podem ser confirmadas se o número de telefone do WhatsApp corresponder ao número de telefone da empresa. Se a sua conta comercial não está confirmada ou verificada, preencher o perfil da empresa pode ajudar a fornecer informações”, informa o WhatsApp.

Como usar etiquetas no WhatsApp Business

Além de ter uma conta comercial, você pode classificar os seus contatos ou conversas para identificá-los mais facilmente e criar estratégias. Para isso, basta ir até o menu Configurações > Etiquetas para ver as etiquetas padrão do app, que são: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado. 

Quer criar uma etiqueta nova? É possível! Basta tocar em (+). Note que a cor é automática.

Como usar as etiquetas do WhatsApp Business

Na conversa que deseja classificar, basta abrir o menu de três pontos e tocar na opção “adicionar etiqueta à conversa”. A partir daí, basta escolher a etiqueta desejada e trocar quando for necessário.

Configurar respostas automáticas no WhatsApp Business

Respostas rápidas ou mensagens automáticas podem ser facilmente configuradas para responder perguntas ou prover atendimento em horários alternativos.

Basta cadastrá-las tocando no menu de três pontos > Configurações > Configurações da Empresa. 

Você irá se deparar com 3 possíveis mensagens:

  • Mensagem de ausência;
  • Mensagem de saudação;
  • Respostas rápidas.

Basta tocar em (+) para adicionar uma mensagem para cada tipo, incluindo texto e até mesmo emojis. É possível, ainda, definir um atalho para essas mensagens. Aí, é preciso digitar /”atalho”, sendo que o “atalho” é a palavra que você escolhe.

Exemplos:

  • /espera
  • /olá
  • /depois

Métricas para o seu negócio

Você ainda pode conferir o número de mensagens que foram entregues com sucesso, que foram lidas pelas pessoas e entender como estão os seus números.

O WhatsApp Web funciona normalmente. Você só não poderá ver as métricas ou definir mensagens rápidas pelo PC, mas poderá usar os atalhos tranquilamente.

Gostou das dicas? Aqui no Blog Conversão Prática, fica fácil dar seguimento às suas estratégias digitais! 

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