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Como criar um blog que vende para você

Como criar um blog
Como criar um blog

Cada vez mais pessoas buscam sobre como criar um blog e criam conteúdos poderosos para seus próprios sites, fortalecendo suas marcas e conquistando novos clientes.

Você quer ter um blog exclusivo e produzir conteúdos de muita qualidade, possibilitando até conversões em venda dentro dos próprios posts? Então, esse texto é para você!

Nos meus últimos posts eu levantei a questão dos gatilhos mentais com uma certa frequência. Você precisa conhecer cada um deles e saber como utilizá-los para criar conteúdo persuasivo, seja para um e-mail marketing, um post para o seu blog ou mesmo uma página de vendas.

Por ora, manterei este conteúdo o mais simples possível, focado em como criar um blog que te ajuda a vender.

Vamos lá!

Como criar um blog

Bom, criar um blog é algo relativamente simples. Existem diversas plataformas e ferramentas que fazem isso para você. Agora, se você quiser um visual profissional e funções mais avançadas, preparando seu blog para estratégias de venda realmente poderosas, vale contar com a ajuda de uma agência especializada na criação de sites e de conteúdo.

O segredo de um blog não está apenas no visual profissional, na tecnologia de ponta por trás dele ou no conteúdo rico em informações. É um conjunto de tudo isso e muito mais – é sobre criar experiências de navegação realmente únicas e agregar valor para o visitante.

Quando tudo isso está alinhado, aí sim, você terá um blog pronto para se vender sozinho. Mas, um dos pontos mais importantes e que muita gente ainda erra é o conteúdo.

Por que criar um blog é tão difícil para muitos?

Vou te dizer mais sobre isso no trecho abaixo!

O que você precisa ter para criar conteúdo de qualidade

Um bom texto precisa ser escrito pensando no visitante, no que ele procura, no que precisa e no que deseja. Na experiência que o usuário terá ao visitar o seu site, sendo um texto legível, muito bem otimizado para os mecanismos de busca e que contém ações que possibilitam uma conversão.

Ou seja, com posts de blog, é possível ter centenas de leads chegando a você sem muito esforço, todos qualificados e em diferentes etapas da jornada de compra. Basta construir um meio para se relacionar com eles depois (falo sobre isso em um post anterior sobre e-mail marketing e relacionamento).

Acontece que, para isso funcionar, é preciso entender bem o seu público-alvo e o cliente ideal que você deseja ter.

É necessário criar uma persona!

O que é uma persona?

Não dá para falar sobre como criar um blog sem citar a criação de uma persona. A persona é o “cliente ideal” que você quer para o seu negócio.

Basicamente, será preciso criar uma pessoa fictícia, com sonhos, desejos, necessidades e problemas a serem resolvidos.

Todos esses dados serão coletados através de uma pesquisa de mercado, que analisará o seu público-alvo e deverá segmentar de forma mais precisa as informações que representam o tipo de leitor que você quer ter, e até mesmo, seu futuro lead.

Informações como idade, estado civil, quantidade de filhos, hábitos e hobbies são determinantes para a assertividade dos seus textos.

Mais pesquisas e a criação do calendário editorial

Quando você tiver levantado as dores, necessidades e desejos da sua persona, chega a hora de transformar isso em uma pesquisa de palavras-chave. Ou seja, você deverá conduzir uma pesquisa que envolve os termos de busca que o seu cliente em potencial usaria no Google, de acordo com o que já levantou.

Por exemplo: sua persona quer evitar o endividamento. Logo, você pesquisa termos relacionados a isso, a fim de criar posts sobre o assunto.

É importante conduzir essa pesquisa para escrever o que o seu potencial cliente quer e precisa ler sem deixar de usar as práticas que o Google considera para posicionar você em primeiro lugar nas pesquisas.

Com os termos de busca em mãos, chega a hora de criar um calendário editorial, que será o seu norte para desenvolver os artigos do blog.

Assim, você pode planejar uma continuidade para os posts e ações que levarão o leitor a se interessar mais pelo produto ou serviço que você vende, apresentando soluções para problemas e provas sociais que comprovam o que você diz.

Então, para criar um blog, você precisa:

  • Entender bem o seu público-alvo;
  • Ter uma persona;
  • Desenvolver um calendário editorial com base na persona e na pesquisa de palavras-chave;
  • Criar conteúdos ricos e relevantes, com continuidade e frequência;
  • De tecnologia de ponta e conhecimento sobre experiência do usuário.

Aqui no Conversão Prática, temos especialistas na criação de blogs e sites que valorizam a experiência do usuário e geram conexões entre a sua marca e seus leitores. Conte conosco para desenvolver um site pronto para estratégias digitais matadoras!

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