Olá! Tudo bem?

Solicite nosso Contato!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Como fidelizar clientes em salão de beleza?

Como fidelizar clientes em salão de beleza
Como fidelizar clientes em salão de beleza

Saber como fidelizar clientes em salão de beleza é um passo fundamental na jornada de captar cada vez mais clientes para o seu negócio.

No meu último post eu falei bastante sobre a captação de clientes, sobre como é importante encontrar um diferencial para o seu salão e mostrar ao público tudo o que você pode oferecer. Foi lá que eu prometi voltar em uma semana para falar sobre a fidelização de clientes, lembra?

Bom, promessa feita, promessa cumprida. Aqui no blog Conversão Prática, você conhecerá mais e mais dicas incríveis para turbinar o seu salão e elevar o seu status, independentemente do porte e da região em que você atua. Quero ver você crescer e ganhar muito dinheiro com o seu negócio, realizar seus sonhos e objetivos.

Antes de pensar em captação, aprenda como fidelizar clientes em salão de beleza!

Então, tenha em mente o seguinte: antes de pensar em conquistar novos clientes, você precisa garantir que os que você já possui estejam 100% satisfeitos. Isso é parte primordial da fidelização!

Se você quer aumentar os seus lucros e reduzir custos, então saiba de uma coisa: fidelizar custa muito menos do que atrair novos clientes.

E tem mais! Se você capta novos clientes e não os fideliza, está apenas realizando vendas pontuais, pensando a curto prazo. Isso não te trará recorrência, e tente a gerar um ciclo infinito de captação e perda de novos clientes.

Bom, sem mais delongas, vamos direto ao ponto: a fidelização de clientes.

Como fidelizar clientes em salão de beleza?

Para entender isso, é necessário que você compreenda, antes de mais nada, como a fidelização de clientes funciona e o porquê dela ser tão efetiva. Calma, pode ficar tranquilo, não vou encher o post de teorias e citações a autores famosos, vamos direto ao ponto!

Em suma, o programa de fidelização é algo que instiga o cliente a permanecer fiel a uma marca, empresa, produto ou serviço.

É como uma isca, que faz com que uma pessoa compre mais do que compraria em outras circunstâncias.

Então, trata-se apenas de vender? Não, longe disso…

É uma questão muito mais profunda. Além de vender mais, a fidelização precisa fazer com que os seus clientes se tornem fiéis a você e não escolham outro concorrente ou empresa similar. É uma questão de criar preferência.

O programa de fidelidade é muito bom para aqueles que frequentam seu salão ocasionalmente, podendo trazer maior regularidade a essas visitas. Para quem já está na casa há algum tempo, é como um agrado, um presente por fazer parte da sua história. Algo que diz “ei, você é importante para mim, continue aqui”!

Criando o programa de fidelidade certo para o seu salão de beleza

Bom, uma pesquisa de 2017 apontou que 81% dos consumidores voltariam a fazer negócio com um estabelecimento que oferecesse um programa de vantagens. Deixarei a fonte ao final do texto para você verificar com seus próprios olhos.

como fidelizar clientes em salão de beleza
Lealdade é tudo! Torne seus clientes cada vez mais fiéis e crie relacionamentos lucrativos.


Aí, vem a seguinte questão: como criar um programa de vantagens, ou melhor, um programa de fidelidade?

Veja abaixo!

Programas de fidelização, hoje em dia, costumam estar atrelados a softwares como CRMs, por exemplo. Mas, se o seu salão ainda não faz uso dessa tecnologia, se você precisa de mais dinheiro antes de investir em algo assim, pode usar comandas ou cartões de visita.

Sim, cartões de visita em papel ainda têm amplo uso Brasil afora, e vários deles são usados junto do bom e velho carimbo para marcar uma compra.

Você só precisa de uma maneira de identificar seus clientes e ter um meio de contato com os mesmos, seja através do telefone, do WhatsApp ou e-mails. Falarei mais sobre isso em um post futuro.

Vamos à estrutura!

1 – Conheça bem os seus produtos e serviços

Entenda para que servem, quem os compra e o que faz deles especiais. Esse é o primeiro passo e está diretamente atrelado a qualquer estratégia de marketing que você vá utilizar no futuro, bem com o próximo passo.

2 – Conheça seu cliente melhor do que ele mesmo

Sim, conhecer o seu cliente é indispensável. É preciso que você compreenda o que o motiva a visitar o salão de beleza, o que ele procura, o que deseja, o que precisa e o que gosta.

Nesse ponto, entenda:

  • O que o cliente gosta de assistir;
  • O que gosta de escutar;
  • Que assuntos se interessa;
  • O que o incomoda;
  • O que ele não gostaria de ouvir falar enquanto estivesse no salão (temas políticos e religiosos são evitáveis).

3 – Decida a recompensa

Aqui você decidirá qual será a grande recompensa pelas visitas consecutivas ao salão. Talvez um serviço gratuito, uma porcentagem de desconto ou produtos. Tudo isso depende do seu público, seus desejos, necessidades e também da sazonalidade. Épocas festivas oferecem uma diversidade legal no que é possível fazer.

4 – Defina o método

Como alguém conseguirá essa recompensa? Será comprando 10 serviços? Visitando o salão x semanas seguidas? É você quem faz as regras. Lembre-se apenas de criar algo alcançável e que não traga custos exorbitantes para o cliente. A recompensa precisa gerar um valor maior do que o esforço para consegui-la.

5 – Crie o nome e as regras para fidelizar clientes em salão de beleza

Agora é a hora de batizar a sua campanha de fidelização e definir suas regras nos mínimos detalhes. Isso evita que qualquer pessoa se sinta lesada e retira brechas e duplos sentidos da equação.

6 – Busque parcerias

Quanto mais, melhor, certo? Seus fornecedores podem te ajudar com produtos grátis, amostras e outros itens que serão atrativos para os seus clientes. Por isso, foco no relacionamento e na busca de parcerias.

Agora que você já sabe como fidelizar clientes em salão de beleza, está um passo mais à frente da sua concorrência, e pode conquistar grandes resultados com isso.

Me conte o que achou, suas dúvidas, críticas ou sugestões. Será um prazer saber de tudo. E já sabe, né? Continue ligado no blog Conversão Prática, porque em breve falarei do e-mail marketing e seus usos.

Não perca por nada!

Fonte da pesquisa: Access Development

Compartilhe!