Olá! Tudo bem?

Solicite nosso Contato!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Como vender pelo WhatsApp?

Como Vender pelo WhatsApp
Como Vender pelo WhatsApp

Após inúmeros pedidos, estou trazendo a você o meu conteúdo sobre como vender pelo WhatsApp. Reuni tudo que sei em um post bastante objetivo, e tenho certeza que isso será muito útil para você e seu negócio!

Bom, vender é algo que você pode fazer pelo telefone, pela televisão, por um e-mail, um post no seu blog, seu perfil no Facebook e, por que não… Pelo WhatsApp???

O famoso e, diga-se de passagem, amado mensageiro da gigante Facebook caiu nas graças do povo, e cada vez mais, o “ZapZap” tem facilitado as vendas de centenas e talvez até milhares de empreendedores pelo Brasil. E não é para menos, a ferramenta é muito útil!

Por isso, hoje vou te ensinar sobre como vender pelo WhatsApp, como fidelizar clientes e também sobre como impedir que sua conta se torne um incômodo.

Vamos lá? Vem de Zap!

Como vender pelo WhatsApp – o passo a passo que você precisa seguir à risca!

Eu amo um bom passo a passo. Afinal, que maneira melhor de aprender as etapas para fazer algo grandioso?

Então, olha só: esse passo a passo é bem curto e objetivo, sua leitura deve durar, no máximo, uns 10 minutos. Mas, não pense em pular para a próxima parte ainda: é aqui que você aprenderá a fazer a “mágica” do marketing acontecer.

Como vender pelo WhatsApp

1 – Crie uma conta empresarial

Eu não poderia começar de outra forma. Ter uma conta empresarial no WhatsApp é imprescindível, se você quiser vender pela plataforma.

Para isso, você precisará fazer o download do WhatsApp Business, uma versão do aplicativo para negócios. O seu número será convertido em uma conta empresarial e terá acesso a algumas funções exclusivas, incluindo respostas automáticas, horário de funcionamento e muito mais.

Para isso, é bom você utilizar um chip reserva e, de preferência um celular secundário. Assim, você não perde sua conta pessoal e evita misturar mensagens pessoais das profissionais!

Você não vai querer um nude indo parar nas mãos dos clientes. Né? NÉ???

2 – Aproveite para se relacionar com os seus clientes

Se você pesquisar sobre como vender pelo WhatsApp, vai encontrar diversos cursos, apostilas, e-books e vídeos, e todos eles têm uma coisinha muito importante em comum: o relacionamento.

E é disso que a Internet de hoje é feita. É preciso se relacionar muito bem com os seus leads. E para alguém confiar o número de telefone pessoal ao seu negócio, é porque você está fazendo alguma coisa muito certo. Por isso, não decepcione agora. Mantenha contato e seja gentil.

É claro que isso não significa mandar imagens ou gifs de bom dia, o infame gemidão do zap e compartilhar qualquer notícia que você vê por aí apenas para puxar assunto… Só fale com o cliente ou cliente em potencial quando necessário, e tome muito cuidado com a sua abordagem.

E por falar em abordagem…

3 – Oh, não! Mais robôs!

Robôs são chatos, frios, metálicos, sem alma e fazem bastante barulho quando se movem. A menos que você faça parte da Skynet e desenvolva os terríveis Exterminadores (de Exterminador do Futuro e suas infinitas sequências), é importante se distanciar da comunicação robótica.

Tenha uma abordagem mais humana. Varie a linguagem de acordo com o seu público e a sua marca. Tente manter-se o mais fiel possível à comunicação que utiliza no seu site, nos seus vídeos, dentro da sua empresa e também ao telefone. Assim, você padroniza a forma de falar e faz com que a outra pessoa se sinta acolhida por alguém real.

4 – O WhatsApp é uma ferramenta complementar, não a base das vendas

Você precisa dar um bom motivo para alguém te passar o número de celular. Esse bom motivo pode ser um curso, uma promoção relâmpago ou mesmo um brinde como um e-book.

Se você quer mesmo saber como vender pelo WhatsApp, recomendo usar a ferramenta para empilhar leads. Pode ser para uma promoção relâmpago que acontecerá no dia seguinte para quem viu sua live ou assistiu ao seu vídeo.

A ideia é que você tenha um grupo CHEIO de pessoas e, se possível, mais de um grupo lotado, para criar uma oferta irresistível. Nesse meio tempo, vale usar um cliente oculto, gatilhos mentais e algumas mensagens pontuais para gerar ansiedade.

5 – Responda de forma ágil

Tempo é dinheiro, e hoje, ambos são cada vez mais preciosos e escassos. Você deve responder com agilidade as mensagens que forem enviadas, se quiser ter sucesso. Alguns segundos são o suficiente para que alguém desista do que você tem a dizer. Por isso, estabeleça os horários de contato e faça-se presente!

Essas são as dicas que eu tenho para você sobre como vender pelo WhatsApp. Na próxima semana, trarei o post sobre a fórmula de lançamento, que é essencial e antecede a utilização do WhatsApp como ferramenta de vendas!

Aproveite e leia também: O e-mail marketing morreu?

Compartilhe!