Olá! Tudo bem?

Solicite nosso Contato!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Direitos Autorais na Web – proteja seu conteúdo e a imagem da sua empresa!

Direitos Autorais Na Web - Conversão Prática
Direitos Autorais Na Web - Conversão Prática

Conteúdo original e de qualidade precisa ser protegido, não é mesmo? Se você quer manter a imagem da sua empresa segura e ter propriedade sobre o que produz na internet, precisa entender os Direitos Autorais na Web!

Quem cria conteúdo online, seja para complementar serviços de uma empresa física, para a prática do marketing digital ou qualquer outra razão, precisa ter o apoio da legislação, garantindo que o seu material seja protegido.

Os Direitos Autorais na Web

Bem, os direitos autorais na web estão aí para isso. Essa é uma questão muito discutida já faz bastante tempo, mas a existência da Internet faz com que algumas pessoas pensem que se trata de um ambiente livre de regras, onde cada um faz o que bem entende com o que desejar. Não é assim que funciona.

O Marco Civil da Internet já regulamenta uma grande parte das boas práticas mo ambiente digital, garantindo a segurança dos usuários, empresas e marcas. Mas, por si só, não protege o que é criado na web. Então, que legislação protege os direitos autorais na web?

É a lei 9.610, de 1998!

Essa lei trata tudo de uma forma muito mais teórica do que prática, e eu vou te dizer o porquê! A Internet é um ambiente gigantesco, onde conteúdo é disseminado em uma velocidade muito alta por uma grande quantidade de pessoas.

Isso dificulta o rastreamento do que é produzido, quando e por quem.

Mas, calma aí! Isso não é de todo ruim… Não mesmo! Sabe por quê?

Porque na Internet, você não precisa registrar algo para que isso seja seu. Reivindicar a autoria sobre determinado conteúdo é muito mais fácil, já que tudo fica registrado na Internet.

Por isso, se você criou um texto muito bom, que renderia um livro espetacular, e um leitor foi lá e pegou o texto para transformar em um livro dele, fica bem fácil provar que você é quem criou o conteúdo primeiro.

É claro que, apesar de você poder comprovar mais facilmente que algo pertence a você na Internet, é muito mais seguro fazer isso com um registro oficial, porque segurança nunca é demais.

E imagens? Elas também são propriedade de alguém?

Sim, os direitos autorais na web também se estendem às imagens. Por isso, toda vez que você utiliza uma foto ou figura, precisa da permissão do fotógrafo ou criador para divulgá-la ou ilustrar um post, por exemplo.

Uma exceção disso é a imagem ser livre de direitos autorais ou estar em um banco de imagens. Nesse último caso, normalmente é preciso atribuir os créditos ao autor, ou seja, inserir um link pré-determinado pelo banco de imagens ou usar o símbolo © [nome do banco de imagens] e [nome do autor].

Isso, por si só, já garante a sua segurança na web e evita que seus conteúdos sejam prejudicados por infringir os direitos autorais de terceiros.

A mesma regra vale para o que VOCÊ produz. Seja um texto, imagem ou vídeo, atribuir os créditos a você e indicá-lo como uma fonte é essencial para qualquer site ou pessoa que reproduza seu conteúdo.

Direitos Autorais na Web para Uso e Distribuição

Uma coisa é o autor disponibilizar um material de forma gratuita, como um vídeo, uma música ou mesmo uma imagem. Outra completamente diferente é você baixar qualquer um desses conteúdos gratuitos e os distribuir sem autorização!

Isso fere os direitos autorais na web e pode te render problemas sérios, colocando seu site em uma “lista negra” do Google, que afetará a imagem da sua marca e o seu posicionamento nos motores de busca.

Por isso, o ideal é sempre fazer APENAS aquilo que o autor permite que seja feito. Se o autor permite a distribuição, tudo bem, se não, guarde para você ou mande o link para quem você deseja compartilhar. Nada de baixar ilegalmente e sair mandando para os colegas e amigos.

E lembre-se: você pode se inspirar em criações de terceiros, mas tem de tomar cuidado para não plagiar conteúdo. O segredo do Marketing de Conteúdo é ser criativo, ter boas referências, saber atribuir créditos e criar conteúdos fenomenais, que realmente façam a diferença para o leitor.

Confira a Lei dos Direitos Autorais na Íntegra

Leia mais sobre o Marco Civil da Internet

Compartilhe!