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O que são gatilhos mentais e como usá-los para turbinar suas vendas na Internet

Gatilhos Mentais
Gatilhos Mentais


Saber o que são gatilhos mentais e como usá-los da forma certa é um dos pontos cruciais para aumentar suas vendas. Quer saber mais sobre isso? Então, esse post é para você!

Ontem eu falei sobre o que uma página de vendas precisa ter para te entregar o máximo de resultados, e desde o meu primeiro texto, venho criando uma série de posts que se conectam a respeito do que você precisa ter para ter sucesso e como chegar até lá.

No post anterior, eu falei brevemente sobre os gatilhos mentais, ainda dentro da estrutura da página de vendas, e prometi que hoje falaria sobre eles com maior profundidade. Aqui estamos! Sem mais delongas, vamos aos gatilhos mentais e o seu propósito!

O que são Gatilhos Mentais, afinal?

Os gatilhos mentais são palavras ou frases que causam impacto mental ou emocional em quem está lendo. São muito usados em pitches de vendas, vídeos, posts, e páginas de vendas, sempre visando criar um conexão entre a empresa e quem está lendo.

Não se trata apenas de escrever de qualquer jeito ou tentar transmitir uma ideia, mas sim de usar palavras específicas, que geram reações diretas no nosso cérebro e influenciam nossas decisões. Eles podem ser usados para o bem ou para o mal, e também já foram utilizados em diversas campanhas políticas ao redor do planeta.

Trata-se de persuasão!

Existem diversos gatilhos mentais, e você pode conferir alguns exemplos deles abaixo:

Prova Social

Trata-se de um depoimento de alguém que já adquiriu o produto ou serviço em questão. Pode ser em vídeo ou escrito. A ideia é corroborar o que você já mencionou dentro da página.

Números também são muito úteis. Dizer que, por exemplo, 2 mil pessoas já aprovaram, se inscreveram ou testaram o que você oferece é um diferencial e tanto.

Cientificidade

Dados ou pesquisas que corroboram o que você está dizendo na página. Pode utilizar prints, manchetes de jornais e até mesmo o nome de pesquisadores famosos – desde que tudo seja verdade.

Gatilho de Escassez

O gatilho da escassez é utilizado para impactar. Frases como “vagas extremamente limitadas” e um contador até o fim da oferta são exemplos bastante eficazes de como usar esse gatilho.

Gatilho de Antecipação

Gere ansiedade com a sua oferta irresistível. Gatilhos de antecipação funcionam como um teaser, sem dar muitos detalhes. Normalmente apresentados em vídeos ou em fórmulas de lançamento, os gatilhos de antecipação servem para semear o solo onde você cultivará seus leads. Eventualmente, você fará uma grande revelação, mas para isso, é preciso se cadastrar para receber informações privilegiadas.

Gatilho de Urgência

Cadastre-se agora mesmo e garanta um desconto exclusivo! Frases como essa são bem comuns e usam o gatilho de urgência para instigar o consumidor a tomar uma decisão imediata. Se direcionado ao público certo, no momento certo, é infalível.

Gatilho de Novidade

É novo, melhor, mais forte, mais potente, mais rápido. Essas palavras remetem ao lançamento de algo novo, e é justamente nesse tipo de situação que o gatilho da novidade se faz útil.

Jamais use dados falsos!

Usar gatilhos mentais é uma estratégia e tanto, mas o conteúdo precisa ser bom, bom de verdade! As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre as estratégias de gatilhos mentais e marketing digital, então tendem a ignorar aquilo que é escancarado e que não parece ser realmente feito para agradá-las, somente para vender.

Não cause essa impressão e use sempre números verdadeiros. É melhor ser transparente do que gerar propaganda enganosa, vai por mim!

E assim eu encerro o post de hoje, mas não sem dar um gostinho do que está por vir. No próximo texto, voltarei a falar sobre o e-mail marketing, citarei as etapas da jornada do consumidor e como tudo isso se interliga muito bem!

Até a próxima!

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