Olá! Tudo bem?

Solicite nosso Contato!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Marketing de Conteúdo para Pequenas Empresas – desmascarando um problema

O Marketing de Conteúdo para Pequenas Empresas é um constante alvo de discussões. Engana-se quem pensa que o conteúdo funciona para todos, que magicamente irá elevar o número de visitas do seu site e fará você ganhar dinheiro.

Não, não é assim que funciona, e quem te vende essa ideia está tentando ganhar dinheiro em cima da sua boa vontade. O porquê é bem simples: Marketing de Conteúdo requer engajamento, determinação, e isso não é algo acessível para todos.

Quem tem uma pequena empresa sabe a correria que é administrar o negócio, lidar com fornecedores e cumprir as (muitas) obrigações às quais o empresário está sujeito. Não é fácil.

Por isso, antes de investir em uma estratégia milagrosa de SEO e de Marketing de Conteúdo, você precisa pensar: eu terei tempo para cuidar disso?

E, no caso de colocar uma agência de marketing de conteúdo para trabalhar um blog para você, pergunte-se:

Eu poderei enviar as informações necessárias para essa agência desenvolver o trabalho?

O MARKETING DE CONTEÚDO PARA PEQUENAS EMPRESAS NÃO FAZ MÁGICA

A função de uma agência de conteúdo não é pegar o seu blog e começar a escrever zilhões de conteúdos do zero. Isso se chama conveniência, aproveitamento e tiros no escuro. O Marketing de Conteúdo, quando bem-estruturado, demanda um estudo conjunto dos agentes e da empresa cliente.

A agência analisa os pontos fundamentais do negócio, aqueles que devem ser comunicados. Entende, também, as necessidades e os anseios do público-alvo, a linguagem a ser utilizada, o tom de voz. Compreende a personalidade da marca, os traços mais marcantes e notáveis, que são percebidos por quem bate o olho no site, adquire os produtos ou serviços, ou simplesmente conhece a estrutura física da empresa.

Isso é muito importante, porque caso contrário, a escrita é completamente cega. Por mais que seja boa, atraente, se não tiver o mínimo de conexão com o seu público, é absolutamente inútil.

QUE TIPO DE PÁSSAROS VOCÊ DESEJA ATRAIR?

Você pode até atrair alguns pombos (pássaros que se alimentam de migalhas), mas nunca conseguirá uma Ave de Rapina para abocanhar o que você tem a oferecer com toda a garra necessária.

Esse público, meu amigo, só é encontrado quando o tiro do seu conteúdo é certeiro, quando ele atinge o alvo com força – o impacto da conexão, uma experiência diferenciada.

E, bem, se sua pequena empresa possui TEMPO para atuar em conjunto com a equipe de marketing, excelente. Se não, é preciso repensar algumas coisas…

O Marketing de Conteúdo para Pequenas Empresas não requer que você dedique uma hora diária para falar com a agência que te atende, não. É uma questão de minutos.

Responda perguntas, tire dúvidas, participe do processo. Cobre os resultados. Queira saber exatamente o que está sendo feito naquela semana.

Se não há tempo para isso, solicite um cronograma adiantado. Entenda como as ações do seu marketing se interligam com o que está acontecendo na empresa. Como o seu time está colocando em prática a imagem que o marketing de conteúdo vende aos seus leitores?

Existe alguma conexão, ou o que é prometido fica só na promessa? O que VOCÊ está fazendo para entregar as experiências que promete? As características de serviços e produtos que tanto fala?

NÃO HÁ CAMINHO FÁCIL PARA O MARKETING DE CONTEÚDO

O caminho para o Marketing de Conteúdo é árduo. Requer alinhamento entre o marketing e o seu comercial. A comunicação precisa ser a mesma, a linguagem precisa ser igual. Qualquer deslize fará o lead pensar que algo está errado, mesmo que de forma inconsciente. Por isso, você deve REVER o seu trabalho de Marketing.

Porque Marketing de Conteúdo raso é apenas mais uma “estratégia” de Marketing por Conveniência.

Você possui alguém QUALIFICADO escrevendo para você? Alguém que entende os fundamentos do marketing, a jornada de compra do cliente e que não simplesmente CEDE aos seus anseios por vendas imediatas?

O Marketing de Conteúdo, o trabalho de otimização orgânica, a autoridade do seu domínio… Tudo isso leva tempo para trazer resultados. E esse tempo demanda investimento. É um erro pensar que o Marketing Digital gasta pouco! Embora seja consideravelmente mais barato do que as mídias mais rústicas e físicas, ainda demanda um investimento de tempo e dinheiro que nem todos estão aptos a realizar no momento.

“Por que uma agência de marketing de conteúdo está me dizendo isso?”

Se é isso que você está pensando agora, a resposta é simples:

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA SER NOSSO CLIENTE?

Nós não desejamos qualquer cliente. Não queremos pessoas que se enganam a respeito do marketing e estão dispostas a conviver com “qualquer resultado”. Desejamos, sim, você. Mas, do jeito certo.

Com a mentalidade de como o Marketing de Conteúdo funciona, na sua essência, sem deixar aquela velha história do coach que fala sobre o Marketing de Conveniência: um verdadeiro monstro de Frankenstein, que além de custar investimentos altos, não te leva a lugar algum.

Não seja enganado pela conveniência. Busque coerência, transparência e, acima de tudo, trabalho árduo. Não existe caminho fácil, caso contrário, todos estariam na primeira página do Google diariamente.

Compartilhe!