Olá! Tudo bem?

Solicite nosso Contato!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Matriz de Tecnologia Sustentável: Matriz de 5 pontos para você não errar na decisão

Bag Shopping Guilt Free Green Friendly Consumption Buy Eco Environment Concept - Conversão Prática
Bag Shopping Guilt Free Green Friendly Consumption Buy Eco Environment Concept - Conversão Prática

As tecnologias são grandes aliadas para o aceleramento de resultados de uma empresa. Isso em todos os sentidos, desde o operacional à avaliação de comportamentos e preferências de prospecções. É difícil imaginar um empresa que não faça uso de tecnologias. Porém, o uso sem propósitos e planejamentos bem estruturados é capaz de levar empresas à falência (como já ocorreu diversas vezes pela história, seja por fatores externos que agravam problemas internos ou pelo mau uso de tais tecnologias).

Tecnologia Sustentável é a cultura do uso consciente de softwares em favor da qualidade de vida da empresa e seus processos internos. Para isso a UX4YOU desenvolveu uma matriz de tecnologia sustentável com 5 pontos para identificar se a tecnologia é válida ou não para o seu modelo de negócio.

  1. Valor de instalação e manutenção acessível
  2. Se integra com facilidade aos demais processos da empresa
  3. É prática de ser substituída/atualizada em curto prazo
  4. Não viola as diretrizes éticas da empresa
  5. Tenha um suporte ágil

Pontos como qualidade técnica do sistema, experiência do fornecedor e facilidade de implantação, são os fatores decisivos no momento da adesão. Contudo, variam de nicho para nicho, por isso nossa matriz de tecnologia sustentável não se relacionam diretamente com eles.

O mundo vive uma mudança frenética e acelerada, logo temos que nos acostumar a sermos mais ponderados em nossas decisões. Não dá para uma empresa ficar trocando de software todo semestre, todo ano talvez, ainda sim as chances de prejuízos e desperdício de tempo são altas.

Falando do WhatsApp Business, que é hoje uma propriedade do Facebook, exige ainda mais a nossa cautela no momento da decisão na contratação de outros softwares.  Hoje se você buscar no Google por ferramentas para WhatsApp encontrará chat bot, ferramentas de automação de disparo em massa, automatizadores de respostas, capturadores de leads e dados, extratores de informações, e muito mais.
Porém, neste momento você deve levar em consideração o 4º ponto da matriz de tecnologia sustentável da UX4YOU de decisão na contratação de um software. “Não viole as diretrizes éticas da empresa”. 

Uma ferramenta que pega os dados dos seus possíveis clientes sem o devido consentimento deles é chamado de quê? Hum… Então, e quanto à empresa fornecedora do software a © WhatsApp Inc? Consegue imaginar o departamento jurídico e tecnológico dela em ação lutando contra tecnologias invasoras que podem denegrir a imagem da ferramenta?

Tem brigas de cachorro grande que não vale a pena participar, outras, dependendo do contexto e cenário, você pode tirar proveito do momento atual. Muitas ferramentas para o WhatsApp já foram canceladas, abortadas ou denunciadas, porém, isso não significa que não geraram resultados para as empresas que apostaram nelas. Por isso que é uma questão de decisão e vale o esforço da reflexão.

Agora falando de boas opções de investimentos, são ferramentas de integração de múltiplos acessos através de um único número. Separando a comunicação por departamentos e etc. Este pode reduzir algumas caixas no seu processo de atendimento ao cliente. Mas cuidado! Ele também pode te distanciar da qualidade de atendimento ao seu cliente!

Então, não fique preso às ferramentas e nem dedique tanto tempo buscando soluções rápidas. Sempre inicie, de preferência, pelos métodos manuais e acompanhe o desempenho. Anote os furos no fluxo até que você tenha em mãos o melhor caminho para o processo EXCLUSIVO da sua empresa. A partir daí, você vai em busca de uma tecnologia que irá te atender de fato ou até mesmo orçar o desenvolvimento de um sistema único para sua empresa.

Compartilhe!