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Web 4.0 – prepare-se e tenha sucesso, procrastine e seja esquecido!

Web 4.0 - Conversão Prática
Web 4.0 - Conversão Prática

Você já ouviu falar de uma tal Web 4.0? Esse termo não é exatamente novo, e de uma forma quase profética, muitos influenciadores digitais e especialistas têm falado sobre a sua vinda, que transformará a Internet.

Basicamente, a Internet como você a conhece hoje chegará ao fim, dando lugar a um ambiente diferente, onde as relações comerciais terão um foco muito mais profundo do que a relação de compra e venda atual.

Bem… A Web 4.0 não surgirá do nada, num estalar de dedos. Pelo contrário, é algo que está acontecendo nesse exato momento. A transição é gradual, e cada vez mais, empresas estão se preparando para ela e renovando seu relacionamento com clientes.

Quer estar pronto e entender melhor sobre essa tal Web 4.0? Então, este post é para você!

Web 4.0 – O Apocalipse Digital e a Salvação daqueles que forem dignos

Dramático? Talvez, mas tenho que te dizer uma coisa: o advento da Web 4.0 realmente será o fim para empresas que não se adequarem aos novos padrões da Internet.

A Internet sempre esteve em evolução. Hoje, não navegamos mais da mesma forma que fazíamos nos primórdios da web. Se pensarmos como ela surgiu, acabamos em 1969, período onde a Guerra Fria estava bem… quente.

Os Estados Unidos começaram a pensar em formas de interligar as comunicações das suas bases militares, mesmo que os inimigos os atacassem e destruíssem linhas telefônicas.

A Internet do novo milênio

Daí para os anos 2000, foi um salto enorme. E, ainda nessa época, a Internet era como um mar obscuro. Você até tinha alguns pontos de navegação, uns sites aqui e ali, mas não tinha como se aventurar com a facilidade e profundidade de hoje.

Relacionamento com o cliente? Esqueça isso. No começo dos anos 2000, não existia tal coisa! O site de uma empresa era puramente decorativo, apenas para mostrar que a empresa existia e ter um telefone de contato.

Fazer pesquisas não era algo tão fácil. Muito antes da Google consagrar seu buscador, ainda existiam opções como o “Cadê?” e o “Yahoo!”, que mostravam resultados diferentes, dependendo do termo de busca.

Foi em 2004 que começaram a surgir redes sociais. Foi nessa mesma época que o YouTube começou a dar os seus primeiros passos e o buscador da Google alcançava um status cada vez mais proeminente no mercado.

Com as redes sociais, as pessoas descobriram o poder do relacionamento pela Internet, o que motivou empresas como WordPress e Blogger a criarem plataformas gratuitas para seus usuários terem seus próprios blogs.

Enquanto muitos encontraram nisso um Hobbie, empresas se aproveitaram da ideia e começaram a falar diretamente com os seus clientes. Foi um boom, nasceu o Marketing de Conteúdo!

Foi aí que a Web 3.0 surgiu. O que parecia impossível aconteceu: os programas e sites começaram a ter algoritmos que permitiam que eles aprendessem com as ações dos usuários e com a infinidade de dados existentes na Internet. Era o começo da Inteligência Artificial!

Caminho sem volta

A partir daí, o conteúdo foi evoluindo, se tornando mais dinâmico, rico. Vídeos, Podcasts, textos, infográficos, e-books… Tudo surgiu a partir da iniciativa de criar blogs, lá no passado.

E é justamente isso que pavimentou o caminho para que a Web 4.0 se torne uma realidade em um futuro bem próximo.

O cenário é menos apocalíptico do que você imagina – as empresas não desaparecerão do mercado da noite para o dia. Seus resultados pela Internet começarão a ser reduzidos, enquanto os concorrentes que sabem usar a produção de conteúdo e o relacionamento com os seus clientes, conseguirão impulsionar transações e fidelizar cada vez mais pessoas.

Tecnologia de ponta para o seu site, alma para o seu conteúdo e coração para atender os seus clientes!

É isso que torna uma empresa digna de continuar no ambiente digital. Quando essa trindade está no planejamento do seu site, você pode ter certeza de que estará pronto para cada etapa da evolução natural da Internet, e não ficará para trás dos seus concorrentes.

Pode parecer difícil acompanhar as inovações da Web 4.0, mas o segredo é preparar a base e trabalhar conteúdo e relacionamento de forma paralela, pensando sempre no seu cliente e visualizando a obtenção de lucro como uma consequência positiva das suas ações.

Aproveite e saiba o que pode e o que não pode no Marketing de Conteúdo!

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